segunda-feira, 22 de novembro de 2010

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Jogo de Matemática - Tangram



 

 

 
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

Poema sobre a matemática

Matemática

Sopa de números
Aprender a somar
O contrario de subtrair
Mas podes adicionar.


Também há-de multiplicar
Ou de dividir
Confusão de sinais
Outros chamam-lhe iguais.


Tipos de contas
Com décimas ou centésimas
Problemas não reais
Coisas esquisitas.


Quem entra
Vê pela 1ºvez
Acha divertido
Mas quem sai
Já vai aborrecido.


Será que se irá
Precisar um dia
Mas como já dizia o poeta
Matemática é dia-a-dia.